Historia Filipe Faria
História

desde 1982...

José Filipe Faria dos Santos, iniciou a sua actividade em 1982, como empresário em nome individual. A sede e a unidade de produção começaram numas instalações exíguas, alugadas no Largo de Stº André em Torres Novas. O objectivo inicial consistia em desenvolver reclamos luminosos dos mais diversos modelos, utilizando materiais e técnicas de construção consideradas para a época extremamente inovadoras, face ao que era usual fabricar-se.

O quadro de pessoal era composto por apenas três pessoas, que forçosamente tinham de ser polivalentes face às exigências de uma actividade desta natureza. O elevado esforço, dedicação e muita perseverança, levou ao crescimento da empresa através do reconhecimento do mercado e dos “stakeholders”.

Surge então a empresa Filipe Faria, Lda., empresa constituída em 14 de Dezembro de 1987 com instalações ainda no largo de Stº André em Torres Novas. Em 1988 adquiriu-se um terreno na Zona Industrial de Torres Novas, onde se construiu em 1989 um pavilhão com a área de 800 m2. Em Janeiro de 1990 centralizamos os serviços administrativos e toda a produção nas novas instalações.

No ano de 1993 iniciamos obras de ampliação da nossa fábrica para 2500 m2, que terminaram em 1995. Devido ao incremento das vendas e das crescentes exigências do mercado e dos clientes, a Filipe Faria Lda., teve necessidade de aumentar a sua capacidade produtiva. Como tal em 2003 a empresa arrancou para mais uma fase de expansão, tendo iniciado a construção de um novo pavilhão, passando a dispor de 5300 m2 de área produtiva. Concluída a obra, procedeu-se a uma reestruturação e reorganização de todos os sectores, desde o administrativo, o comercial e o de produção, segundo um modelo de gestão moderno e eficiente. Com todo este processo concluído e testado, conseguimos o aumento da quota de mercado, bem como o incremento do número de clientes, passando a abranger todo o pais como zona comercial.

Com todas estas modificações, o nosso quadro de pessoal passou de 8 empregados na primeira fase, 30 na segunda fase, para os actuais 62 quadros. Por motivos estratégicos, no ano de 2007 a empresa sentiu a necessidade de estar mais próxima dos seus principais clientes e abriu uma delegação comercial em Lisboa que se encontra ligada on-line á sede em Torres Novas através das novas tecnologias.

Em meados de 2009 definiu-se uma estratégia de Grupo, que originou a transformação da Filipe Faria Lda., em Sociedade Anónima. No final do ano de 2009 e principio de 2010 deu-se outra transformação na empresa tendo sido constituídas três novas empresas: a Filipe Faria SGPS, S.A.; a Filipe Faria II Lda. e a Filipe Faria III Lda. Deste modo o negócio da Filipe Faria, S.A., passou a estar distribuído da seguinte forma: A Filipe Faria II, a operar em Lisboa, ficou encarregue de dinamizar a parte comercial do Grupo e a Filipe Faria III, ficou com a parte produtiva do grupo, executando os trabalhos angariados pela lipe Faria II bem como os trabalhos dos clientes que a procuram directamente.

Durante o mês de setembro de 2010 deu-se mais um passo no sentido de dinamizar estas duas novas empresas oriundas de uma empresa mãe com muita historia e com grande implantação no mercado: a alteração da denominação social da Filipe Faria II que passou a chamar-se UPBRAND - Consultoria em imagem de comunicação Lda. e a Filipe Faria III - que passou a chamar-se PRIMETOOL - Produção de suportes de comunicação, Lda.. A empresa Primetool herdou da empresa mãe todo o processo certificado pela APCER desde o contacto com o cliente até á entrega do produto final.