Governo vai reforçar Linha PME Crescimento

portugal1

O Governo vai reforçar da Linha PME Crescimento e a criar uma linha para apoiar as empresas, anunciou hoje o ministro da economia.

O Governo vai anunciar brevemente um reforço da Linha PME Crescimento e a criação de uma linha que vai mobilizar verbas do Banco Europeu de Investimento (BEI) para apoiar as empresas, anunciou hoje o ministro da economia.

Álvaro Santos Pereira, que falava à margem da iniciativa "Portugal a Crescer", a decorrer em Lisboa, disse que a Linha PME Crescimento tem um grau de execução que "já ultrapassa os 85%", com o crédito concedido a exceder 1.300 milhões de euros.

O ministro disse que o reforço desta linha "está por dias", mas escusou-se a avançar valores, salientando que a PME Crescimento "está a ter um sucesso e um grau de adesão sem precedentes, quatro vezes superior ao normal".

A Linha PME Crescimento foi criada depois da tomada de posse do Governo e tem actualmente uma dotação de 1500 milhões de euros.

Álvaro Santos Pereira afirmou ainda que o Ministério da Economia está a trabalhar para que a segunda tranche da linha do BEI seja direccionada para as empresas em vez de ter como destino o investimento público.

"Será a Linha Investe QREN, que irá ajudar as empresas a investirem mais e irá alavancar mais de mil milhões de euros do QREN", explicou.

- por Económico com Lusa